2007-04-13

Democratização Cultural . . .


A Democratização cultural pretende difundir os benefícios da cultura entre a população a partir de instituições culturais. A sua prática consiste em proporcionar conhecimentos culturais a todos os indivíduos, procurando assim, fechar o enorme poço cultural que produz a desigualdade de posse e acesso aos bens culturais e corrigir os desajustes sociais dentro do sistema social que produz essas mesmas desigualdades.
Infelizmente o acesso á cultura é muitas vezes reservado aos grupos sociais de estatuto económico e cultural mais elevado, estando na maioria das vezes vetado a grupos sociais com menos posses ou com menos conhecimento de causa.
A animação Sociocultural surge assim, principalmente, como reacção ao carácter elitista da cultura, tendo em vista promover a democratização da cultura através da Animação local (Dumazdier, 1973). É urgente que sejam criadas condições para todos os indivíduos, independentemente da sua classe social, poderem ter acesso e conhecimento dos bens culturais existentes. O mercado cultural precisa de ser incrementado de maneira a não ser dirigido apenas a uma classe elitista, precisa de criar preços acessíveis a todos os indivíduos, mais propriamente precisa de aumentar a oferta. No entanto, também é urgente que se faça a difusão desses acontecimentos culturais junto das populações que na maior parte das vezes não tem conhecimento dos mesmos, ou simplesmente não reconhecem o tipo de publicitação que é feita para tais acontecimentos. A animação Sociocultural surge como um utensílio fundamental para que esta publicitação seja feita correctamente e de acordo com o público que pretende atingir, motivando-o assim para algo que de outra maneira nunca se interessariam.

É urgente promover a Democratização Cultural!!!

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Completamente de acordo com o que dizem no vosso post. Como vêem a vossa função não é apenas alegrar a vida das pessoas mas proporcionar-lhes o acesso e a compreensão da cultura para que esta não seja apenas para alguns mas para todos. Não vai ser tarefa pouca, pois não?