2007-05-03

Descrição do Projecto "FALAR E LER DIGITAL"

O projecto "FALAR E LER DIGITAL" surgiu no âmbito da unidade curricular de Animação Socioeducativa e Intervenção Comunitária, numa perspectiva educativa da promoção de literacias digitais.
Está subjacente a esta estratégia sócio-educativa, a realização de actividades que promovam a identidade digital dos jovens do Bairro social das Enguardas, bem como a promoção das literacias digitais dos mesmos.
A escolha do tema deste projecto deve-se ao facto de nos encontrarmos a estagiar na Associação Contos do Baú, associação essa que tem por principal objectivo a promoção das literacias. Assim sendo, e pelo facto de já conhecermos a população alvo da associação - habitantes do bairro social das Enguardas - e as suas necessidades, optamos por criar um projecto de animação direccionado para esta mesma população. Conhecendo nós a análise de necessidades já efectuada pela associação, tendo detectado nela a falta de literacias por parte desta população e uma vez que cada vez mais existe um analfabetismo funcional, decidimos criar um projecto que combatesse a falta de literacias ao nível digital dos jovens desta população.
O projecto consiste em realizar um conjunto de actividades articuladas em rede, em vários domínios da promoção de Literacias Digitais.

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Olá meninas, tudo bem convosco? Acabo de ler os 3 posts desta semana que vou comentar em conjunto porque penso sãp complementares. No primeiro (o mais antigo) definem literacia digital e de certa forma contextualizam o que vai ser o objecto do "vosso" projecto (atenção à ortografia, porque me parece que fizeram copy & paste e algumas palavras ficaram "agarradas"...).
No segundo apresentam o titulo do vosso projecto o contexto real em que vai ter lugar a vossa intervenção, o que, de acordo com Ander Egg é a primeira tarefa (detecção do grupo de incidência). O terceiro post é uma imagem ilustrativa de algumas ferramentas da web que faz sentido no contexto do tema a abordar. Por isso, está definido o objecto de análise, agora pensem na forma de levar a cabo a tarefa de alfabetizar os membros da Associação Contos do Baú: como, quando e com que meios?