2007-05-03

A Literacia Digital . . .


As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), devido à extraordinária evolução do conhecimento científico, que as próprias tecnologias também condicionam, têm sido, nas últimas décadas infra-estruturantes de: novas formas de organização do trabalho (teletrabalho, trabalho móvel, trabalho misto entre acções presenciais e adistância), produção e de consumo (e-business e o e-commerce); novas relações com a informação, o saber e o conhecimento, fazendo aflorar o e-learning (ensino adistância) e o b-learning (ensino misto, presencial e a distância); novas formas de comunicação social, de lazer e de entretenimento, fazendo emergir o e-entertainment e o edutainment (a mistura da educação com o lazer); novas formas pró-activas de participação e de exercício da cidadania; alargamento de relacionamentos multiculturais. Mais do que apenas meios ou ferramentas neutrais, as TIC são tecnologias tanto cognitivas como sociais (Ponte 2001), que, através de um computador ligado à rede, deixam ao alcance de todos espaços e tempos ilimitados, com tudo o que de mais positivo ou negativo esta circunstância acarreta.


Ponte, J.P. da (2001) “Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios para a comunidade educativa?” in A. Estrela e J. Ferreira (Eds.), Tecnologias emeducação: Estudos e investigações (Actas do X Colóquio da AFIRSE, pp. 89-108), Lisboa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/artigos_pt.htm

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