2007-05-10

Metodologia do Projecto "FALAR E LER DIGITAL"

Seguindo a metodologia de projecto de Isabel Guerra (2002), torna-se necessário planear o trabalho no sentido de tomar o melhor partido dos conhecimentos e dos recursos disponíveis, intervindo nas causas dos problemas e não apenas nas suas manifestações, segundo um processo permanente e contínuo.
Assim sendo, numa primeira fase da construção do projecto, analisámos o contexto em que este se iria implementar, identificando os problemas mais relevantes relacionados com os jovens do bairro social das Enguardas. Partindo desta identificação, fizemos uma análise das necessidades de intervenção que nos no levou ao conhecimento das oportunidades de acção.
A metodologia subjacente ao desenvolvimento das actividades do projecto assenta na animação sociocultural e animação sócio-educativa, pois parece-nos ser esta a mais adequada para aproximar os criadores do projecto do público, incentivando a compreensão e descodificação das linguagens digitais e desenvolvendo o sentido crítico.Sendo o público-alvo do projecto, jovens com características específicas, todas as actividades serão realizadas com base nas mesmas, tendo em conta o seu contexto sociocultural.
Este projecto está em permanente construção. Consoante a sua pertinência e valor pedagógico, outras iniciativas culturais e sociais poderão ser inseridas ao longo de 2007.


GUERRA, Isabel Carvalho (2002). Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção. Cascais: PRINCIPIA, Publicações Universitárias, Lda.

1 comentário:

Clara Coutinho disse...

Acabo de ler os 3 posts que fizeram na última semana em que nos encontrámos e em que apresentam a ideia inicial e o esboço do vosso projecto.
Para além de achar que tem imenso interesse a temática da info-exclusão tenho a certeza que o projecto tem tudo para ter sucesso (a investigação mostra que as TIC motivam e de que maneira os jovens). Gostei da contextualização que fizeram baseadas no artigo de João Pedro da Ponte e por isso só vos digo…sigam em frente que estão no bom caminho!